O Open Finance, ou sistema financeiro aberto, permitirá o compartilhamento de dados sobre produtos e informações financeiras. Isso será feito a partir da integração de plataformas e infraestruturas tecnológicas das instituições participantes e de outras empresas de serviços financeiros autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil. O princípio do Open Finance é que o cliente/associado é dono de seus próprios dados e é ele que decide quando e com quem deseja compartilhá-los, desde que seja com finalidade ou finalidades específicas.
O Open Finance será implementado de forma gradual e faseada.
Na Fase 1 as instituições participantes iniciaram o compartilhamento de dados abertos sobre canais de atendimento, produtos e serviços relacionados a conta corrente, conta poupança, cartões de crédito e operações de crédito.
Na Fase 2 os clientes/associados das instituições participantes passam a ter a opção de compartilhar, de forma gradativa e escalonada, seus dados cadastrais, de contas (corrente e poupança) e operações de crédito, mediante consentimento através dos canais digitais de relacionamento com as instituições. Inicia-se também a possibilidade de realizar pagamentos via PIX através de uma iniciadora de pagamentos.
Na Fase 3 os clientes/associados das instituições participantes poderão realizar pagamentos via PIX através de uma iniciadora de pagamentos.
Na Fase 4 as instituições participantes iniciam o compartilhamento de dados abertos sobre seguros, câmbio, investimentos, adquirência e previdência.
Conheça mais sobre o Open FinanceOs participantes do Open Finance podem ser consultados em https://openbankingbrasil.org.br/quem-participa/.